Detalhe de NOTICIAS

1-1-2010

4.ª Conferência sobre Open Access

Decorreu na Universidade do Minho, nos dias 26 e 27 de Novembro 2009, a 4.ª Conferência sobre Open Access. Este evento anual foi uma iniciativa da Reitoria da Universidade do Minho (UM), organizado pelos Serviços de Documentação, e contou com a presença de convidados como Alma Swan, Gary Hall, entre outros. As apresentações estão disponíveis em: http://confoa09.sdum.uminho.pt/programa.htm.

Na conferência foram apresentados temas sobre o Acesso Livre à informação científica, nomeadamente, os projectos que se encontram em desenvolvimento. Foram referidas as evoluções do projecto RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e o estado da arte do Acesso Livre em Portugal. Este estudo foi uma iniciativa do projecto RCAAP e da SELL (Southern European Libraries Link) para aferir a situação do Acesso Aberto em países europeus, com o propósito de implementar medidas para o acesso livre à informação científica. De âmbito internacional a temática apresentada foi, essencialmente, sobre a crescente importância da inclusão de dados científicos em Repositórios Institucionais. Na área das Ciências Sociais e Humanas, destacaram-se as iniciativas de publicação electrónica de livros em plataformas como: Bloomsbury Academic (http://www.bloomsburyacademic.com/); Open Humanities Press (www.openhumanitiespress.org); Liquid Books (http://liquidbooks.pbworks.com) e Scholarly Publishing Office (http://www.lib.umich.edu/spo/).

Alguns autores sugeriram livros que estão disponíveis em acesso livre como é exemplo: "The Late Age of Print: Everyday Book Culture from Consumerism to Control" de Ted Striphas (http://www.thelateageofprint.org/download/) e "Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto" de Fernando Leite (http://kuramoto.files.wordpress.com/2009/11/repositorios-institucionais-f-leite.pdf).

Clara Boavida