Detalhe de NOTICIAS

7-10-2009

6th Communia Workshop: Memory Institutions and Public Domain

Nos dias 1 e 2 de Outubro de 2009 decorreu, em Barcelona, o sexto workshop Communia sobre o tema "Memory Institutions and Public Domain". Communia é uma rede europeia que pretende ser um ponto de referência para a análise e discussão de estratégias políticas relativas ao domínio público em ambiente digital, assim como, destacar formas alternativas de licenciamento do material criativo, debater tópicos relacionados com o acesso livre às publicações científicas, com os resultados da investigação e com a gestão de obras cujos autores são desconhecidos, as designadas obras órfãs. O objectivo do projecto será o desenvolvimento do manifesto do domínio público, com recomendações políticas para algumas áreas, a ser divulgado em 2010.

Na manhã do dia 1 de Outubro foram sugeridos temas que serão apresentados na Conferência Communia 2010, que irá decorrer em Torino, entre os quais: o papel das universidades no espaço virtual; o acesso livre a ferramentas e aplicações de trabalho; a disponibilização livre dos recursos educativos e a disponibilização livre da produção científica. Discutiu-se o papel das universidades nestes ambientes digitais e nas comunidades em que participam e o papel dos estudantes, nativos digitais. Questionou-se sobre a influência da segmentação das universidades em escolas e da relação entre universidades.

Nessa tarde foram criadas sessões de trabalho em grupo onde foram debatidas questões sobre a investigação científica e educação; a tecnologia; as bibliotecas e arquivos; a análise económica e novos paradigmas de negócios. A ferramenta de trabalho utilizada foi o wiki , que está aberto ao público e que permite a participação dos interessados.

O dia 2 de Outubro foi preenchido com apresentações relacionadas com a preservação digital do património de instituições e de grandes arquivos europeus: estratégias e políticas de direitos de autor. Os resumos, algumas apresentações e as recomendações políticas de cada participante podem ser consultados .

 

Clara Boavida