Detalhe de EVENTOS

15-12-2006

Creative Commons na Universidade Católica Portuguesa

Creative Commons (CC) na Sociedade do Conhecimento: O Impacto dos Primeiros 4 Anos
15 de Dezembro, 9h15 - 13h15
Universidade Católica Portuguesa (Palma de Cima)

A Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (FCEE-Católica), a INTELI – Inteligência em Inovação e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento organizam no próximo dia 15 Dezembro um seminário intitulado Creative Commons na Sociedade do Conhecimento: O Impacto dos Primeiros 4 anos, que tem como objectivo celebrar o 4º aniversário das Creative Commons (CC) e discutir os novos desafios da protecção da propriedade intelectual.

O seminário terá como keynote-speaker o Professor Lawrence Lessig, Prof. Catedrático da Universidade de Stanford, fundador das Creative Commons, autor de diversas obras pioneiras sobre o impacto das tecnologias na sociedade e os novos desafios para o direito, incluindo The Future of Ideas, Code and Other Laws of Cyberspace, Free Culture, entre outras. O Prof. Lessig é considerado um dos mais influentes pensadores sobre os desafios das tecnologias, para além de ser um dos mais prestigiados advogados americanos. As CC foram criadas pelo Professor Lessig para responder aos novos desafios criados pelo advento da internet e permitem a partilha de conhecimento e obras pelos seus autores de uma forma simples, eficaz e muito flexível, garantindo sempre que é dado o devido crédito aos autores das obras. Estima-se que já tenham sido atribuídas mais de 140 milhões de licenças nos 34 países em que já estão disponíveis. Portugal adoptou as licenças no passado dia 13 de Novembro de 2006.

O programa conta ainda com a participação de um leque de prestigiados oradores internacionais como Dra. Catharina Maracke (Coordenadora, Creative Commons International), Dr. John Wilbanks, (Director, ScienceCommons), Prof. Shigeru Miyagawa (Professor do MIT) e nacionais incluindo Dr. José Pacheco Pereira, Prof. Alexandre Dias Pereira, Prof. Dário Moura Vicente, John Gonçalves (grupo musical – The Gift), entre outros. O programa completo pode ser consultado aqui.

O seminário a realiza-se na UCP (Palma de Cima em Lisboa). A participação é aberta a todos e gratuita. Os interessados devem inscrever-se aqui.